Home » Opinião

“Cronologia da História de Macau” – uma obra a não perder

13 de Maio de 2015


Na generalidade, os cidadãos portugueses pouco conhecem Macau e muito menos a sua História. Lamentavelmente, quase o mesmo se passa com os jornalistas nacionais. Disto vos falo por um motivo concreto e simples: no próximo dia 21, quinta-feira, no Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa (rua da Junqueira, nº 30), vai ser lançada uma nova edição, reformulada e aumentada, da obra “Cronologia da História de Macau”, de Beatriz Basto da Silva, uma historiadora portuguesa, natural de Anadia, que desde 1970 adoptou Macau como casa sua, tendo-se dedicado, desde então, a estudar e a divulgar a história daquele território que até à entrada do século XXI viveu sob administração portuguesa. (RC)

Poucas pessoas conhecerão Macau e a sua história como Beatriz Basto da Silva. E por isso o próximo dia 21 é uma ocasião perfeita para que muitos cidadãos, jornalistas incluídos, passem pela Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa — para comprar o livro, mas, sobretudo, para penetrarem um pouco na história daquele pequeníssimo ponto do Extremo Oriente que faz parte da História de Portugal.

Nova edição reformulada e aumentada

A Cronologia da História de Macau, reformulada e aumentada pela autora, foi a obra que deu início às celebrações dos 25 anos da editora Livros do Oriente – uma editora diferente e de grande rigor e qualidade, fundada por um casal de dois jornalistas de prestígio quer em Portugal, quer em Macau: Cecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho.

Está dividida em quatro volumes, num total de 1500 páginas, tratando o primeiro volume dos séculos XVI, XVII e XVIII; o segundo volume do século XIX e o terceiro do século XX.

O quarto volume inclui as relações dos Papas do século XV ao século XX; dos 
Reis de Portugal a partir da II Dinastia; dos
 Presidentes da República Portuguesa; dos
 Capitães-gerais e Governadores de Macau; dos Secretários-adjuntos pós-25 de Abril; dos 
Imperadores da China; dos
 Presidentes da China; dos
 Bispos e Governadores do Bispado de Macau; dos
 Reitores do Colégio de S. Paulo em Macau (1564-1762); dos Vice-reis e Governadores da Índia Portuguesa (1505-1961); dos Governadores de Timor; dos
 Procuradores do Leal Senado; dos
 Presidentes do Leal Senado; das
 Autoridades que estiveram à frente das Ilhas; dos
 Capitães dos Portos de Macau; e dos 
Comandantes Militares.

Este volume insere ainda os índices remissivos onomástico 
e temático.

O Prof. Luís Filipe Barreto, presidente do Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa, que assina o prefácio desta edição, considera que “A Cronologia da História de Macau de Beatriz Basto da Silva é também uma obra de afinidade existencial e intelectual com Macau, um resultado de décadas de trabalho historiográfico ao serviço da cidade região autónoma e das suas múltiplas comunidades, instituições, faces. Todos os que sentem e pulsam Macau ou seja, a sua consistência multissecular a caminho do meio milénio de modernidade global, estão agradecidos à autora de um trabalho árduo mas essencial para a objectiva compreensão desta terra e das suas gentes no passado, presente e futuro”.

Ribeiro Cardoso

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.