Home » Headline

O jornalismo e a autoridade

17 de Setembro de 2014


A autoridade é o especialista, o craque, o sábio, o melhor de todos. A fala da autoridade elimina todas as dúvidas, resolve todos os problemas, tem a melhor solução. Por isso a autoridade é amada pelos jornalistas. Por intermédio da autoridade o jornalista julga e condena, soluciona, descobre a verdade. A autoridade é a luz que salva o jornalista.

Entende-se que uma das funções do jornalismo é apresentar as versões dos fatos e a autoridade ajuda nisso. É natural, portanto, que se busque a autoridade. Ocorre que, por preguiça, negligência ou má fé, o jornalista deixa que a autoridade analise e dê a versão dos fatos como a única e a última. Fica nisso. No limite a autoridade julga e condena, como se ela fosse conhecedora de todas as versões. O jornalismo faz isso dentro do recorte determinado pelo veículo; um recorte ideológico e econômico. (Dioclécio Luz)

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.