Home » Opinião

Dois expeditos tuiteiros

5 de Setembro de 2014


Dois expeditos tuiteiros resolveram pronunciar-se sobre a notícia da proposta de lei da cópia privada publicada neste sítio. Um acusa o CJ online de “alinhar” com a SPA; o outro diz que o CJ Online “emprenha pelos ouvidos”. Os vigilantes anónimos entendem, também, que a notícia “não é séria”, embora não expliquem porquê. Tanto dislate junto ultrapassa os limites do ridículo, mas a sua natureza pública e repetitiva exige duas ou três observações. (JAG)

Como é amplamente sabido, o CJ não “alinha” com ninguém. Quando entender dever tomar posição sobre qualquer coisa, a direcção do CJ emitirá uma nota assinada.

De igual modo, as matérias de opinião publicadas no sítio do CJ apenas vinculam os seus autores e não o Clube de Jornalistas. E os critérios de selecção não implicam qualquer tipo de “alinhamento”.

Quanto às notícias, só um espírito adiantadamente ignorante dos processos da comunicação jornalística poderá qualificar como “alinhamento” o acto de publicar qualquer tipo de informação. Os vigilantes acima citados entendem que a publicação de um comunicado de alguém ou de alguma instituição implica, automaticamente, o “alinhamento” com as posições expressas no comunicado. Grande confusão reina nas suas cabeças.

É frequente aparecerem zelosos polícias da opinião, que pretendem impor a quem exprime uma opinião contrária à sua uma linha de pensamento obediente, passando, na prática, um atestado de estupidez ao autor.

É mais raro ver um policiamento semelhante em relação às notícias. Ou seja, xerifes da comunicação disparando contra as notícias que não lhes agradam.

O mais curioso é que um dos tuiteiros até acrescentou que o estudo que publicámos juntamente com o comunicado da SPA contradiz a SPA. O que deixará os seus leitores na angustiante dúvida de saberem se, afinal, o CJ Online está alinhado com a SPA ou com o estudo.

Não há pachorra.

Cumprindo, como sempre, o objectivo do CJ Online de informar sem condicionamentos, juntei à notícia em causa o link para um post de um dos vigilantes, que tem uma opinião diversa e que afirma que as perguntas da SPA são copiadas do seu post. Apesar do anonimato da tuiteira.

João Alferes Gonçalves

FAQ Lei da cópia privada (Blog Jonasnuts)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.