Arquivo de Opinião

Sessenta exemplos de machismo e sexismo na imprensa e na publicidade
Arquivado em Opinião no dia 27 de January de 2020

Um blogue argentino dedicado às questões de género compilou 60 casos de títulos e imagens de cariz sexista que apareceram na imprensa de vários países. Uma das principais fontes de material machista é a imprensa desportiva, da qual se esperaria uma atitude mais séria no que se refere ao tratamento de imagem da mulher. Ler […]


Como redefinir o jornalismo para que o negócio não se afaste da defesa da democracia
Arquivado em Opinião no dia 27 de January de 2020

O jornalismo é um negócio. Um tanto especial, sim, mas um negócio. E é porque aspira a gerar benefícios vendendo algo, ainda que seja esse algo precisamente o que o torna especial. (Borja Ventura) Ler mais…


“The Guardian”: campanha contra Glenn Greenwald é um ataque à democracia e à liberdade de imprensa
Arquivado em Opinião no dia 26 de January de 2020

A decisão do governo de extrema-direita do Brasil de acusar o jornalista Glenn Greenwald de cibercrimes é um ataque à democracia bem como à liberdade de imprensa – afirma em editorial o diário britânico “The Guardian”. Ler mais…


Instruções para desacelerar o tempo
Arquivado em Opinião no dia 26 de January de 2020

Os tecnólogos e o mercado empenharam-se em encurtar o tempo entre os nossos desejos e a sua consecução: com um clic compramos livros que chegam a casa em horas. Mas devemos encontrar maneira de nos rebelarmos contra esse ritmo vertiginoso. (Jorge Carrión) Ler mais…


Jornalismo 2020: o fenómeno mundial do audio digital
Arquivado em Opinião no dia 26 de January de 2020

Mais de 15 anos depois de se ter cunhado o termo podcast, o audio converteu-se numa das tendências mais populares para o jornalismo, de acordo com uma sondagem do Instituto Reuters. Os resultados do estudo mostram que 36 por cento dos entrevistados disseram que acediam mensalmente a um podcast e cerca de 15 por cento eram […]


Um artigo reaccionário a favor de uma proposta que não é reaccionária do PCP
Arquivado em Opinião no dia 25 de January de 2020

Estes estereótipos são repetidos por páginas culturais e jornais de referência sempre a descobrir jovens talentos que não duram um ano, escritos por jornalistas de meia-idade que pensam que têm 18 anos. (José Pacheco Pereira) Ler mais…


Oposição política e liberdade de expressão
Arquivado em Opinião no dia 24 de January de 2020

As restrições à liberdade da expressão assumem hoje formas menos evidentes mas nem por isso menos graves para a nossa qualidade de vida. (Francisco Teixeira da Mota) Ler mais…


Brasil: Corrupção e os media no governo Bolsonaro
Arquivado em Opinião no dia 22 de January de 2020

«Além do acirramento do sentimento antipetista e do recurso massivo a fake news, um dos fatores decisivos para a eleição de Bolsonaro teria sido, como demonstram diversas pesquisas, a promessa de um governo limpo e em eterna vigilância contra a corrupção. Passado pouco mais de um ano, essa última premissa encontra-se em xeque, como evidencia […]


Brasil: Glenn Greenwald, Sergio Moro, a segunda tela do Roda Viva e os ataques à liberdade de imprensa
Arquivado em Opinião no dia 22 de January de 2020

«O ministro da Justiça, Sergio Moro, personifica as contradições do jornalismo brasileiro na cobertura da Lava Jato. Alçado à qualidade de paladino de combate à corrupção, com o apoio da mídia mainstream, deixou a força-tarefa para se integrar ao governo Bolsonaro. Ainda mantém altos índices de popularidade em setores à direita do espectro político e é […]


EUA: O Facebook é o maior aliado de Trump nas eleições presidenciais
Arquivado em Opinião no dia 21 de January de 2020

O gigante da internet excluiu políticos das normas sobre falsidade. Boas notícias para uma candidatura assente em mentiras. (John Harris) Ler mais…