Arquivo de Opinião

Estas estranhas anomalias
Arquivado em Opinião no dia 17 de November de 2018

Os media portugueses inventaram o estatuto e até a profissão de “comentador” que bota “opinião” em regime de concessão… (Nobre-Correia) Ler mais…


“Os factos não existem, apenas interpretações…”: os media e a verdade
Arquivado em Opinião no dia 17 de November de 2018

O pós-modernismo faz mal aos factos e os media estão a provar o veneno que, de forma consciente ou inconsciente, ajudaram a espalhar. (José Pedro Teixeira Fernandes) Ler mais…


Pegar de caras nas touradas da TV
Arquivado em Opinião no dia 17 de November de 2018

A RTP Internacional não pode transmitir nenhuma tourada porque a generalidade dos países onde chega não aceita a difusão de um conteúdo assim. Porque será? (Daniel Deusdado) Ler mais…


O confronto milenar entre conhecimento e credo
Arquivado em Opinião no dia 15 de November de 2018

«O jovem teórico Adelmo Genro Filho, que partiu precocemente aos 38 anos, no verão de 1988, nos legou uma obra lapidar que compreende o jornalismo como uma forma social de conhecimento. Isto significa, pensar, conceber e praticar o jornalismo como um tipo de conhecimento relevante, espécie de matéria-prima essencial à convivência democrática na sociedade contemporânea. […]


As redes sociais trouxeram à tona uma verdadeira “legião de imbecis”
Arquivado em Opinião no dia 15 de November de 2018

«Em 2015, durante um discurso de agradecimento ao título de doutor honoris causa na Universidade de Turim, na Itália, o escritor e semiólogo Umberto Eco lamentou o fato de que as redes sociais trouxeram à tona uma verdadeira “legião de imbecis”.  Se até então esses anônimos havia se contentado em disseminar suas asneiras nas mesas dos bares, […]


E a política de comunicação social?
Arquivado em Opinião no dia 15 de November de 2018

A desvalorização e a limitada capacidade de ação do Estado na definição da política de comunicação social constituem um tremendo erro.(Alberto Arons de Carvalho) Ler mais…


Comunicação política, relações de poder e opinião pública na Internet
Arquivado em Documentos, Opinião no dia 13 de November de 2018

Nesta obra de investigação colectiva, os autores interrogam-se sobre uma eventual fragmentação do poder e da política; se as relações de poder entre os cidadãos e as instituições como a igreja, os organismos judiciais e as organizações culturais se têm transformado até tornar imperceptíveis as hierarquias, o respeito e a obediência entre os actores. » […]


Quando é que se mete ordem nesta vergonha ?!
Arquivado em Opinião no dia 13 de November de 2018

Permitam-me que lhes diga, com a inevitável pontinha de ironia : isto é um grande país ! E sobretudo, sobretudo, temos uma imensa televisão de serviço público !!! Viram o telejornal das 20h00 da RTP 1, de hoje, domingo 11 de novembro ? Um só título no sumário ! Um falhanço total no som inicial […]


O melhor mesmo é dissolver os falsos jornalistas
Arquivado em Opinião no dia 7 de November de 2018

O José Manuel Fernandes gosta de fedelhos… isto no sentido que o poeta António Botto dava à frase, de lhes ir ao… e de lhes dar conselhos. O melhor mesmo é dissolver os falsos jornalistas (Carlos Matos Gomes)


Os nossos líderes devem impedir os assassinos de jornalistas de agirem com impunidade
Arquivado em Opinião no dia 6 de November de 2018

Um relatório do Index on Censorship a publicar na próxima semana cataloga ataques a repórteres. (Jane Martinson) Ler mais…