Arquivo de Opinião

Até passou na televisão…
Arquivado em Opinião no dia 18 de January de 2019

Paradoxalmente os corifeus da desideologia prosseguem a sua campanha ideológica. Para que não se pense. Para que se absorva. Para que os cidadãos não passem de lorpas. Pensar é que nunca. (Domingos Lopes) Ler mais…


Uma preocupante ERC na Assembleia da República
Arquivado em Opinião no dia 17 de January de 2019

Pergunto a mim mesmo como será doravante o ambiente no seio da ERC, quando foram denunciadas e confessadas manobras internas que não são exatamente favoráveis a que a ERC assuma a atitude que os democratas deste país esperam de uma instituição que deveria urgentemente sair da passividade que é manifestamente a sua. (Nobre-Correia)


Salazar faz muita falta morto
Arquivado em Opinião no dia 16 de January de 2019

Como é que uma entidade do Estado dá aval à propaganda fascista? A PSP vai organizar-se para que uma organização fascista defenda o fascismo de costas voltadas para o parlamento? E quem vai proteger os portugueses negros, judeus, muçulmanos ou gays que o nazi Machado adorava esfaquear? (Alexandra Lucas Coelho) Ler mais…


A vigilância é essencial contra os repórteres fraudulentos
Arquivado em Opinião no dia 16 de January de 2019

O nome Claas Relotius juntou-se recentemente aos de Janet Cooke e Jayson Blair na lista de repórteres cujas mentiras prejudicaram massivamente publicações consideradas e o jornalismo em geral. As semelhanças nos casos constituem lições. Um artigo de Paul Chadwick no “Guardian”. Ler mais…


Desde quando a apologia do racismo voltou a ser uma simples opinião?
Arquivado em Opinião no dia 14 de January de 2019

«Desde quando a democracia passou a ser descrita como “politicamente correta”? Desde quando a apologia do racismo, do colonialismo, do sexismo, da homofobia, do classismo, passou a ser, outra vez, uma simples opinião? Quem convidou Mário Machado, convidou-o porque quis! Não nos digam é que o fizeram para preservar a liberdade de expressão!» (Manuel Loff) […]


No jornalismo o mais importante é a informação
Arquivado em Opinião no dia 12 de January de 2019

Com a escassez de pessoas e o pouco trabalho de equipa, a feudalização e o mandarinato, os jornais são sucessões de opiniões com muito pouca informação por trás. (José Pacheco Pereira) Ler mais…


A televisão é um instrumento de poder. Não brinquem com ela!
Arquivado em Opinião no dia 12 de January de 2019

O que distingue um órgão de comunicação do universo descabelado das redes sociais é a responsabilidade de mediar editorialmente um convidado como Machado. A TVI não esteve à altura dessa responsabilidade. (Susana Peralta) Ler mais…


Calar os criminosos?
Arquivado em Opinião no dia 12 de January de 2019

Não se convida um cadastrado por crimes violentos e apologista da ideologia nazi, que cumpriu anos e anos de prisão e que não manifesta qualquer arrependimento ou interiorização da gravidade dos seus actos, para conversar num programa de televisão. Não porque seja ilegal, não porque seja crime ou que se esteja a praticar qualquer contra-ordenação, […]


Algumas perguntinhas à TVI e ao seu director de informação
Arquivado em Opinião no dia 9 de January de 2019

O convite da TVI a Mário Machado para explicar aos portugueses se é ou não necessário um novo Salazar e a posterior defesa dessa iniciativa pelo director de informação suscitam algumas perguntas. É altamente improvável que a TVI e o seu director de informação se disponham a responder, mas as perguntas têm, pelo menos, a […]


Pauladas e pontapés na liberdade de expressão
Arquivado em Opinião no dia 8 de January de 2019

Queremos um jornalismo que há décadas dá palco a Mário Machado e até nos conta detalhes da sua vida romântica no registo “no peito de um skinhead também bate um coração” mas não esclarece se foi feita justiça às suas vítimas? (Vasco M. Barreto)