Arquivo de Notícias


Catorze coisas que não podes dizer a um fotógrafo
Arquivado em Notícias no dia 29 de Fevereiro de 2020

Para os que pensam que um fotógrafo profissional é alguem que prime botões caros por detrás de lentes ainda mais caras. Ler mais…


França: Altice dá o dito por não dito no “Libération”
Arquivado em Notícias no dia 29 de Fevereiro de 2020

Agitação no “Libération” entre a direcção e os jornalistas. A Altice, proprietária do diário, tinha prometido uma parte social do título aos jornalistas, que a acusam de fazer marcha atrás. Ler mais…


ERC dá 24 horas à TVI para passar direitos de resposta da IURD
Arquivado em Notícias no dia 28 de Fevereiro de 2020

Braço-de-ferro envolveu TVI, IURD, Entidade Reguladora para a Comunicação Social e ainda o Supremo Tribunal Administrativo. Entidade Reguladora viu-se obrigada a recuar numa decisão antes favorável à TVI. Agora ordena que a estação transmita um total de 18 direitos de resposta a favor da igreja acusada de adopções ilegais.


“Ai de nós se não formos nós!”
Arquivado em Notícias no dia 28 de Fevereiro de 2020

“Já lá vão mais de 50 anos e na mesma frontalidade nós desconfiamos das promessas que se fazem no rabisco de votos e elogios. Daí que digamos sempre sobre o Alentejo: ai de nós se não formos nós!” — palavras do director do “Diário do Sul”, Manuel Madeira Piçarra, numa nota editorial sobre o 51.º […]


Espanha: O alarmismo sobre o coronavirus vende em televisão
Arquivado em Notícias no dia 27 de Fevereiro de 2020

Com as máscaras quase esgotadas nas farmácias e o preço do gel desifectante disparando ao ritmo a que aumentam os casos de contágio por coronavirus em Espanha e na Europa, as televisões aproveitam para fazer infoentretenimento com que alimentar a audência. Nas televisões privadas viu-se de tudo, desde ensinar a usar apropriadamente protecção para evitar […]


Espanha: Código de ética da associação de jornalistas de investigação
Arquivado em Notícias no dia 26 de Fevereiro de 2020

A Asociación de Periodistas de Investigación é a primeira associação espanhola do género e reúne profissionais de diferentes meios e ideologias que pretendem «pôr em prática um jornalismo investigativo de serviço público». Como guia de actuação para os seus sócios adoptaram um código ético que pode ser uma referência para todos os jornalistas. Ler mais…


Programa grátis para legendar vídeos
Arquivado em Notícias no dia 26 de Fevereiro de 2020

Uma solução grátis e simples para facilitar o trabalho de acrescentar legendas a qualquer vídeo. Ler mais…


Maldita Tecnologia: uma ferramenta para entender o mundo digital
Arquivado em Notícias no dia 25 de Fevereiro de 2020

O sítio espanhol Maldita.es foi criado para mostrar como são importantes as ferramentas tecnológicas para que não nos enfiem o barrete. Agora, entenderam que era necessário ir mais além no que se refere à nossa relação com a tecnologia e por isso criaram Maldita Tecnologia. Ler mais…


Itália: Jornalistas investigam as mafias internacionais (e tentam não falir)
Arquivado em Notícias no dia 25 de Fevereiro de 2020

O primeiro centro de Itália para a reportagem investigativa foi criado em 2012 com muito poucos recursos. Desde então, tornou-se um parceiro sólido no panorama dos media italianos. O grupo defrontou-se com desafios financeiros, ameaças e intimidação, mas tem grandes planos para o futuro. Ler mais…